ORIENTADOR DO BLOG

*Para elaboração deste blog os colaboradores recebem orientação do professor da disciplina de 'Redação Técnica' Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira (Faculdade NOVO RUMO).

domingo, 4 de novembro de 2012

 





Equipamentos de Proteção Individual
 
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) têm o seu uso regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e definidos em sua Norma Regulamentadora número 6 (NR-6).
 Esta norma define que "Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador." (NR-6). Ela estabelece ainda que a empresa está obrigada a fornecer aos empregados, de forma gratuita, equipamentos adequados aos riscos a que esse trabalhador estará submetido e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de proteção coletivas forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou doenças profissionais, ou enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. Fica a empresa também responsável por aplicar a esses trabalhadores os devidos treinamentos quanto a correta e adequada utilização destes equipamentos.
Existem EPI's para praticamente todas as partes do corpo: Para os membros superiores, inferiores, tronco, cabeça, olhos ouvidos, vias respiratórias e mesmo para a pele. Porém, não é qualquer um deles que atende às exigências determinadas pela nossa legislação. A lei determina que só podem ser utilizados e comercializados os EPI's que foram aprovados pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, que é o órgão responsável pela emissão dos Certificados de Aprovação (C.A.) destes equipamentos.
 
 
No decorrer dos próximos dias estaremos postando algumas matérias referentes a alguns dos EPI's mais utilizados por trabalhadores de diversas áreas de atuação, onde iremos expor um pouco mais sobre as finalidades, os materias dos quais são feitos, a melhor forma de conservação e higienização, além de outras curiosidades sobre tais equipamentos.
 
Aguardem e acompanhem por gentileza as nossas próximas postagens.
 
Grande abraço, e até mais...


Por: José Henrique Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário